FILOSOFIA DO BLOG

Uso do Vídeo em Sala de Aula

Como trabalhar com filmes de ficção científica em sala de aula

Sugestões de filmes para explorar em sala de aula
Atividades podem enfocar desde obras realistas até as mais fantasiosas


Filme simulatório
O que é: Produção que traz conceitos condizentes com os aceitos pela comunidade científica, em reprodução realista ou com algum exagero.
Objetivo: Ilustrar conceitos difíceis de entender só com materiais escritos e simular experiências não realizáveis no laboratório escolar.


Exemplos
Foto: Divulgação
Eu Sou a Lenda
Trecho Do início até 0h04
Conteúdo Epidemias
Anos 7º e 8º



Enredo Um laboratório norte-americano à procura da cura do câncer cria acidentalmente um vírus que se espalha e infecta quase toda a população.
Sugestão de abordagem Estimular uma pesquisa sobre as razões do avanço das epidemias. A turma deve perceber as razões da resistência a antibióticos e a rapidez da reprodução dos vírus.
Foto: Divulgação
2001: Uma Odisseia no Espaço
Trecho De 0h19 a 0h28
Conteúdo Força gravitacional
Anos 8º e 9º



Enredo Uma equipe de astronautas vai ao espaço para investigar um misterioso monolito negro, que parece emitir sinais de outra civilização.
Sugestão de abordagem Usar cenas para ilustrar a ausência de gravidade no espaço: a comissária que usa sapatos com ímãs para se prender ao chão, o braço "flutuante" do passageiro etc.


Filme especulativoO que é: Obra baseada em conceitos científicos, mas que explora especulações ou feitos ainda não alcançados pelo homem.
Objetivo: Auxiliar a discussão sobre os limites técnicos e éticos da Ciência, a relação entre o que se conhece hoje e as possibilidades e as condições necessárias para o avanço. 


Exemplos
Foto: Divulgação
Parque dos Dinossauros Trecho De 0h24 a 0h31
Conteúdo Manipulação genética
Anos 8º e 9º



Enredo A ressurreição de dinossauros clonados com base no DNA do sangue sugado por mosquitos, preservados por milênios em resina de árvore.
Sugestão de abordagem Investigar as dificuldades para recriar um ser vivo (a decomposição do DNA com a fossilização dos animais e a necessidade de recriar partes do material genético).
Foto: Divulgação
Eu, Robô
Trecho De 1h25 a 1h29
Conteúdo Inteligência artificial
Anos 7º e 8º



Enredo No ano de 2035, robôs que pensam por conta própria já existem e são vendidos como produtos para atender às necessidades humanas.
Sugestão de abordagem Pesquisar o que o homem criou no campo da inteligência artificial, notando os avanços na capacidade de as máquinas resolverem problemas da criação de consciência.


Filme fantasioso
O que é: Produção que ignora conceitos científicos por desconhecimento ou apenas para tornar a trama mais atraente.
Objetivo: Desafiar a classe a revelar os equívocos apresentados na trama, comparando-os com o conteúdo aprendido anteriormente durante as aulas.


Exemplos
Foto: Divulgação
Guerra nas Estrelas - O Império Contra-Ataca
Trecho De 0h57 a 0h58
Conteúdos Combustão e propagação do som
Anos 8º e 9º



Enredo Na luta entre a Aliança Rebelde e o Império numa galáxia fictícia, ocorrem muitas batalhas espaciais repletas de licença poética.
Sugestão de abordagem Encontrar os dois erros na explosão de asteroides (o som não se propaga no vácuo e não haveria chamas, já que a combustão exige oxigênio, ausente no espaço).
Foto: Divulgação
O Dia Depois de Amanhã
Trecho De 0h47 a 0h52
Conteúdo Pressão da água
Anos 8º e 9º



Enredo Após os abusos do homem, o clima se altera violentamente, gerando uma onda gigante que segue, destruidora, em direção a Nova York.
Sugestão de abordagem Discutir os efeitos do tsunami da cena. A pressão da água amassaria a Estátua da Liberdade como uma lata. Na produção, entretanto, ela e outros prédios seguem de pé.